27 outubro 2009

Trabalho de equipa

O futsal é um desporto colectivo.


Penso que ninguém tem duvidas sobre esta afirmação, mas será mesmo?
Quantos de nós tem atletas que por terem uma capacidade técnica acima da média gostam de exibir o seu potencial? Quantos de nós tentamos explicar que como desporto colectivo o futsal é para ser jogado em equipa. Ainda este fim de semana a minha equipa "sofreu" com este problema e tenho tentado trabalhar o mesmo de diferentes maneiras. Nada como uma imagem (ou várias) para se perceber o que é o trabalho em equipa.

O filme seguinte é exemplo de um extraordinário trabalho de equipa durante um evento realizado pela Oprah. Para além do trabalho de equipa reparem na satisfação que o mesmo proporciona a todos quantos estão envolvidos (reparem no sorriso na cara das pessoas)






Já repararam que nos primeiros 50 segundos do filme em que a senhora dança sozinha pensam que ela está maluca??? porque será?

1 comentário:

  1. “A Avaliação é CONTINUA”

    Vídeo Oprah. – Espectáculo!.

    Uma indústria cem por cento profissional. Uma equipe de trabalho que estuda e esmiúça todos os detalhes cénicos. Em síntese uma produção á Americana.

    Um povo que precisa como do pão para a boca, de mensagens deste tipo. Para fazer esquecer os “MADOFF´S” (falhas na supervisão), “Katrina”quem não se lembra de New Orleães (falhas nos mecanismos de protecção civil), os “flops” nos sistemas de educação e saúde.

    YES WE CAN – Frase que ficara para sempre ligada à historia universal.

    Tem poder. Aquilo em que acreditamos é possível de ser alcançado se existir espírito de equipa.

    Barak Obama, galardoado Nobel da Paz.

    Comecei pelo fim, e vou retomar o tema da Formação e aquilo que incorpora, espírito de grupo, liderança e parcerias

    O título em epígrafe, era uma afirmação tida por um quadro técnico com quem trabalhei no princípio da década de oitenta. Um homem da “Velha Guarda” e não um “Velho do Restelo” pois para o período em causa só uma pessoa com grande experiência profissional e de liderança, tinha a certeza e segurança de transmitir á sua equipe de operacionais um conceito de excelência e gosto na função exercida.

    Orientava para a qualidade, para o cliente, para os resultados, definia as características pessoais e os objectivos a alcançar no trabalho executado em equipa.

    Não lhe conhecia qualquer incursão! em escolas de gestão e relações laborais, mas demonstrava ser alguém atento aos sinais do mercado. Retirava o melhor de cada profissional, com uma cultura de disciplina, a direcção a seguir, sabia quais as suas valências, não presumia que sabia tudo.

    No entanto não nos deixava esquecer que “a avaliação era contínua”.

    No fundo o conceito aqui é o seguinte, todo o percurso da nossa vida é uma constante formação e avaliação permanente.

    Existe bons exemplos de formação desportiva em Portugal. Onde os parâmetros de avaliação dos atletas são por exemplo;

    - Técnico
    - Táctico
    - Físico
    - Social
    - Mental

    Este foi um trabalho de pesquisa efectuado por mim. E se queremos – digo eu – uma geração saudável. A estrutura da formação que tem por base três instituições, familiar, escolar e desportiva. Ela própria tem de encontrar forma de em conjunto perceber quais as melhores orientações requeridas a estes jovens atletas.

    Não criando estigmas, mas de uma forma sustentada orientá-los de forma a se obter o melhor rendimento de cada um. E essa responsabilidade é devida a todos, Pais, encarregados de educação e formadores.

    Há que ser no fundo e utilizando bom senso, pró-activo.

    Dava como exemplo acabado o livro “Hoje é por Portugal” escrito por Vasco Uva capitão dos Lobos (selecção de rugby - o meu diário no mundial de rugby). Onde é de uma forma clara transmitida os valores básicos necessários para o pleno de um trabalho em prol de um objectivo colectivo e está mais enquadrado com a nossa realidade.

    Parcerias, remetia para uma outra ocasião.

    E terminava por ora com uma afirmação de alguém reconhecido na área da formação, e proferida por altura da sua saída do Manchester United. Sr. Professor Carlos Queiroz

    “ A cultura Latina ensina a ganhar. A cultura anglo-saxónica ensina a competir”

    Um abraço,

    Manel

    Nota : O visionamento do vídeo vale por mil palavras.

    ResponderEliminar

Apture