26 outubro 2009

Mais uma vez a formação

Volto hoje ao topico da formação, no final de contas, o tema a que todos os treinadores dos escalões abaixo de seniores se deveriam dedicar.

A verdade é que por várias razões não o podemos fazer. Essas razões vão desde o numero de atletas disponiveis semana após semana, limitações financeiras dos clubes, pouco apoio por parte das direcções dos clubes, etc.

A verdade é que também as instituições com responsabilidades nesta matéria nada fazem para melhorar a dita FORMAÇÃO. Instituições como a AFL, FPF, os chamados grandes clubes e até os meios de comunicação social são exemplos da passividade com que se encara esta problemática.
As primeiras por nada fazerem para proteger os clubes que realmente formam jogadores e a comunicação social e a opinião publica em geral por dar mais importancia a jogadores que se destacam pela sua qualidade individual do que ao colectivo. Se em seniores não é importante de certeza que nos escalões de formação o colectivo deve sempre estar a frente do individual.

O video em baixo é exemplo do que se aborda aqui. É verdade que é bonito de se ver e que arranca alguns sorrisos, mas até que ponto é importante ou até mesmo util na FORMAÇÃO de um atleta? E lembrem-se que a formação deveria ser mais do que apenas ensinar a jogar a bola .....


Sem comentários:

Enviar um comentário

Apture