14 outubro 2009

Formação

Muitos clubes apesar de terem escalões de formação não praticam realmente formação. Muitos treinadores estão dependentes dos resultados seja por parte desses mesmos clubes seja por uma questão de orgulho pessoal. A dita formação existe apenas no papel e por vezes nem aí.


A preocupação com a formação desportiva dos atletas devia de contribuir para a formação dos jogadores enquanto Homens ou Mulheres do futuro.

Muitas vezes os treinadores são olhados com admiração e com respeito por parte dos seus atletas e as atitudes que muitas vezes vemos nos campos não dignifica em nada esses mesmos treinadores.

Quantos de nós, ou os clubes que representamos, dedicam tempo a ensinar os atletas materias além do desporto ? Quantos se preocupam com as suas notas escolares? Quantos se preocupam com o seu enquadramento familiar ? Quantos se preocupam com a higiene dos atletas? Ou quantos se preocupam em saber se o atleta tem o que comer em casa?

Parte de nós a obrigação de FORMAR os atletas em todas as suas vertentes, sejam elas desportivas, culturais, educacionais ou outras. Os nossos atletas muitas vezes copiam o que fazemos.

1 comentário:

  1. Formação.

    Tanto tenho ouvido e visto in-loco, debater a Formação no Futebol. É um tema aberto. Já escrevi sobre o mesmo noutros Blogues, sempre apoiando a minha narrativa com exemplos feitos a partir de pesquisas efectuadas por técnicos especializados ou outros com enquadramento na moldura supra, sendo a minha participação e interesse nesta matéria na observância que faço enquanto adepto e um "aficionado" desta modalidade.

    É um conceito como referi e repito com substancia, logo não se pode nunca dar como encerrado.

    E aproveito para acrescentar um editorial escrito no Global noticias pelo seu Director Sr Silva Pires, hoje 14 de Outubro de 2009 dia em que a nossa selecção Nacional garantiu o lugar no Play-Off com vista a carimbar o passaporte para o Mundial 2010 na África do Sul.

    Sendo o seu treinador o Professor Carlos Queiroz, Homem com provas dadas no trabalho efectuado nas camadas jovens, tendo no seu curriculum para além de títulos europeus a conquista de dois Mundiais. Figura que potencia opiniões dispares, reforçava nada consensuais, e só por isso funciona como mola impulsionadora à discussão sustentada e responsável sobre Futebol.

    "Nova realidade no futebol jovem"

    "Os portugueses andaram muito tempo habituados à ideia de que tínhamos uma magnífica escola de futebol. Deslumbrados com os sucessos da produção de craques e com o reconhecimento internacional da nossa selecção, deixaram de prestar atenção ao que se passa onde tudo começa.
    Ora, a verdade é que as selecções jovens deixaram de conseguir acesso aos grandes palcos e a fragilidade dos seus resultados nada de bom prenuncia. E se tudo continuar assim, corremos o risco de só chegarmos ao mundial se convencermos a FIFA da validade da candidatura ibérica...
    Agora que até temos tanta academia, não conseguimos formar selecções jovens com capacidade de afirmação? O que se passa?"

    Repito, tema com uma abrangência vasta. Mas não estará aqui nesta preocupação colocada pelo autor deste post uma das respostas possíveis à pergunta colocada neste editorial pelo seu director. - "O que se passa?"

    Um abraço,

    Manel

    ResponderEliminar

Apture