15 outubro 2009

Formação - Comentário de um visitante

 Este foi um comentário feito ao post de ontem onde eu abordava o tema da formação dos atletas e que mereceu um comentário, que desde já agradeço,  e que decidi reproduzir como novo post por achar que é muito relevante para todos nós e merece uma reflexão profunda.

Formação.

Tanto tenho ouvido e visto in-loco, debater a Formação no Futebol. É um tema aberto. Já escrevi sobre o mesmo noutros Blogues, sempre apoiando a minha narrativa com exemplos feitos a partir de pesquisas efectuadas por técnicos especializados ou outros com enquadramento na moldura supra, sendo a minha participação e interesse nesta matéria na observância que faço enquanto adepto e um "aficionado" desta modalidade.

É um conceito como referi e repito com substancia, logo não se pode nunca dar como encerrado.

E aproveito para acrescentar um editorial escrito no Global noticias pelo seu Director Sr Silva Pires, hoje 14 de Outubro de 2009 dia em que a nossa selecção Nacional garantiu o lugar no Play-Off com vista a carimbar o passaporte para o Mundial 2010 na África do Sul.

Sendo o seu treinador o Professor Carlos Queiroz, Homem com provas dadas no trabalho efectuado nas camadas jovens, tendo no seu curriculum para além de títulos europeus a conquista de dois Mundiais. Figura que potencia opiniões dispares, reforçava nada consensuais, e só por isso funciona como mola impulsionadora à discussão sustentada e responsável sobre Futebol.

"Nova realidade no futebol jovem"

"Os portugueses andaram muito tempo habituados à ideia de que tínhamos uma magnífica escola de futebol. Deslumbrados com os sucessos da produção de craques e com o reconhecimento internacional da nossa selecção, deixaram de prestar atenção ao que se passa onde tudo começa.
Ora, a verdade é que as selecções jovens deixaram de conseguir acesso aos grandes palcos e a fragilidade dos seus resultados nada de bom prenuncia. E se tudo continuar assim, corremos o risco de só chegarmos ao mundial se convencermos a FIFA da validade da candidatura ibérica...
Agora que até temos tanta academia, não conseguimos formar selecções jovens com capacidade de afirmação? O que se passa?"

Repito, tema com uma abrangência vasta. Mas não estará aqui nesta preocupação colocada pelo autor deste post uma das respostas possíveis à pergunta colocada neste editorial pelo seu director. - "O que se passa?"

Um abraço,

Manel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apture