31 março 2010

Novo blog

Hoje criei um novo blog para expor algumas preocupações pessoais.

É verdade que sozinhos pouco podemos fazer....mas se todos fizermos um pouco, iremos conseguir muito

Visite em http://enjoy-life-well.blogspot.com/

29 março 2010

Vive a vida ....Tira proveito até ao fim da corrida

Resultados - 22ª Jornada

A nossa equipa perdeu por 3-1, num jogo onde não fomos felizes e onde a estrelinha da sorte também não decidiu aparecer.

Na 1ª parte nunca nos conseguimos encontrar. Entramos desconcentrados e cansados e aos 48 segundos de jogo,numa infelicidade de um jogador, já estávamos a perder por 1-0.

O nosso adversário com maior frescura física não abrandava o ritmo e consegue marcar o 2-0 em um, dos muitos, erros defensivos que cometemos.

Ainda antes do intervalo mais uma infelicidade de outro atleta a marcar o 3-0, o nosso 2º autogolo nesta partida.

O intervalo chegava e a pouca sorte que nos perseguia neste jogo acompanhou-nos para o balneário.
O nosso guarda-redes Diogo começa a sentir-se mal e teve de ser conduzido ao hospital para exames médicos.

A segunda parte inicia-se já com o Guilherme em campo em substituição do Diogo.

Nesta parte conseguimos equilibrar a partida e inclusive marcar um golo na baliza certa. O 3-1 final estava feito.
Ainda assim nesta parte falhamos muitos golos e mais uma vez o azar a bater a porta e mais uma lesão. O Guilherme numa disputa de bola sai lesionado e tem de jogar quase meia parte nessa condição.

Em qualquer caso conta o resultado de 3-1 favorável a equipa do Shotokai.
Agora vem a paragem da Pascoa no campeonato e o descanso merecido destes atletas que disputaram o seu 3º jogo ao sábado, quando infelizmente apenas treinam 2 e 6ª feira , não tendo assim o tempo de recuperação necessário.

Ainda assim fica o registo de uma boa partida  na 2ª parte

27 março 2010

22ª Jornada

No dia 27-03-2010, as 15 horas, a nossa equipa defronta a equipa do Shotokai de Queluz num encontro a contar para a 22ª jornada do campeonato.

Venha apoiar a nosa equipa no Complexo Desportivo Municiapl João Carlos Cifuentes

22 março 2010

Pensamentos....

Inspiração vem dos outros.

Motivação vem de dentro de nós.

Resultado - 21ª Jornada

A nossa equipa saiu derrotada do jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato, por 1-4.

Alguns erros defensivos, desconcentração e individualismo tiveram o resultado que não queríamos.



Infelizmente não me foi possível estar presente e acompanhar a equipa.

Agora vamos levantar a cabeça e continuar a lutar.

17 março 2010

21ª Jornada

A nossa equipa recebe no próximo sábado, às 16:30 a equipa do Valejas, no jogo referente à jornada 21 do Campeonato.

Mais uma vez um jogo ao Sábado, o segundo. Só este mês serão 3 (em 4 possíveis) os jogos que realizamos as Sábado sem dar pelo menos 24 horas de descanso aos atletas.
Se pensarmos que estes jogadores treinam à 2ª e 6ª feira num total de 2h e 30 minutos por semana, que a maior parte dos atletas são de 1º ano, então podemos afirmar que eles estão a realizar um excelente campeonato.

Mais uma vez iremos demonstrar isso mesmo nesta jornada. Tudo iremos fazer para dignificar o nome do clube dando o nosso melhor.

Mais uma vez sabemos que podemos contar com o apoio incondicional dos nossos fieis apoiantes em mais uma jornada do campeonato.

Não podia também de dar os parabéns ao nosso próximo adversário por não ter abdicado dos princípios da formação na luta pelo titulo. A equipa do Valejas, que até há pouco tempo era um dos primeiros classificados, não deixou de fazer verdadeira formação, ao deixar de fora alguns dos seus melhores jogadores, porque existem mais objectivos na formação do que ganhar jogos. Um verdadeiro exemplo.

Liderança

A liderança de Mourinho: morrer em campo

MANUEL TAVARES

Mourinho deu mais uma prova da sua altíssima qualidade técnica, de liderança e de comunicação. Principiou por fazer do jogo de ontem contra o Chelsea um familiar regresso a casa, ao qual acrescentou o "suspense" de um cenário em que, para além de ter como desígnios ser campeão em Espanha e envelhecer como seleccionador de Portugal, alimentou a expectativa de poder vir a treinar uma segunda vez em Inglaterra.
José não se esqueceu de nada incluindo o detalhe de, com a qualificação garantida, regressar ao balneário antes do apito final, evitando comemorações que pudessem desdizer o discurso de lançamento deste jogo em Stamford Bridge.
Impecável foi igualmente a leitura de jogo feita por Mourinho, que soube organizar o Inter de Milão sem falhas a partir do habitual sistema táctico mas mobilizando todos os seus jogadores para a dose suplementar de sofrimento que, em cada bola dividida, sempre garante a vantagem do centímetro ou do segundo decisivos. A ilustração deste estado de espírito esteve bem patente no trabalho defensivo de Eto'o, que foi mais um outro avançado ou um outro defensor do que propriamente o ponta-de-lança que acabou por marcar o golo da vitória ao cair do pano.
Por fim, a liderança! Ela mede-se menos pelo discurso e mais pela quantidade de jogadores dispostos a morrer em campo pelas ideias do seu treinador. Ontem foram todos, ainda que Lúcio, Maicon, Zanetti e Pandev tivessem chegado.

in: Jornal O Jogo

15 março 2010

Sem palavras

Este video foi-me indicado por um antigo jogador meu, David Rosa.

O trailer do novo filme do realizador Fernando Fragata com uma mensagem especial de António Feio.

Uma simples mensagem que diz tudo.

14 março 2010

Sugestão


Com o tempo que passo nos treinos e jogos de futsal nos últimos anos e com a minha actividade profissional pouco tempo sobra para outra coisa infelizmente.

Hoje foi um dos raros momentos em que consegui "realmente estar" com os meus filhos. Após uma tarde de brincadeira decidi, ou seja a minha filha decidiu por nós, ver um filme no canal Disney.

O filme era "A cor da amizade" - The Color of Friendship - e ainda bem que a minha filha decidiu que teríamos de ver este filme.

O filme, baseado em factos verídicos, relata a história de uma amizade entre 2 raparigas, uma dos EUA e outra da África do Sul no tempo do apartheid. É uma história sobre tolerância e amizade.

Fica a sugestão para que quem possa veja o filme, vão ver que vale a pena.

20ª Jornada

FANTÁSTICO.
Mais uma vez a nossa equipa soube unir-se em prol de um objectivo: dar o seu melhor em campo.
Quem se deslocou ao pavilhão do ACO não deu o seu tempo como perdido.

Defrontávamos o 1º classificado na sua casa e sabíamos que não ia ser fácil. Entrámos em campo sem medo de enfrentar o nosso adversário, em olhar olhos nos olhos. Começámos concentrados e sem medo de ter a bola nos pés. Jogámos em equipa e sem grande espanto para quem assistia ao jogo inaugurávamos o marcador aos 15 minutos, numa insistência do Emanuel.

A partir deste golo a excelente equipa do ACO, com alguns atletas acima da média, começou a praticar um futebol mais pressionante não dando muito tempo aos nossos jogadores para pensarem o jogo. Ainda assim, com muita garra e espírito de sacrifício, íamos aguentando a vantagem. A defendermos bem e a atacar bem íamos também colocando o adversário em "sentido", mas a equipa do ACO mostrava-se mais atacante e com maior posse de bola empurrando a nossa equipa cada vez mais para trás.

Na ultima jogada da 1ª parte, e no único erro defensivo que cometemos na mesma, o ACO chega ao empate.

Na 2ª parte a tónica do jogo manteve-se. O ACO a fazer valer as suas melhores unidades e a pressionar bastante os nossos atletas que se mantinham tranquilos e concentrados no jogo. Apesar disto, e novamente na única falha defensiva da 2ª parte, o adversário chega ao 2-1 num remate forte da zona dos 15 metros que ainda bate no poste antes de entrar. A perder, os nossos atletas provam mais uma vez a sua garra e espírito de sacrifício. Partimos em busca do empate e começamos a sacudir a pressão do adversário e a pressioná-lo mais na sua zona defensiva. Numa bela recepção de bola do Gonçalo, o mesmo roda sobre o seu marcador e remata cruzado para o golo do empate. Estava feito o 2-2.

Depois do empate o jogo foi sempre bastante dividido a mostrar que as 2 equipas tiveram uma entrega e um crer que, muitas vezes, não se vê nos adultos.

Na última jogada do encontro existe um golo bem anulado ao ACO depois de falta sobre um dos nossos jogadores o que originou alguma confusão na equipa adversária.

É marcada a falta e termina o jogo. E que jogo fizeram estas 2 equipas.

2 últimas observações :
A 1ª para os jogadores adversários: Excelente conjunto com muito bons executantes e que nada beneficiaram o jogo em abandonar o jogo sem cumprimentar o adversário ou o público. Não fica bem a ninguém. Na vitória, empate ou derrota temos sempre de sair de cabeça levantada. Umas vezes corre melhor outras pior mas essa atitude não fica bem a ninguém e não se reflete com a classificação que ocupam. Ser campeão é mais do que ganhar jogos.

A 2ª para os espectadores no pavilhão: Fantástico apoio ás equipas e sempre de uma forma correcta. Aqui há que agradecer aos nossos apoiantes em particular que nos acompanham há 20 jornadas e sempre mostraram o seu apoio de uma forma incondicional e sempre de uma forma correcta. OBRIGADO.

12 março 2010

Bullying in Mirandela by nelson d'aires - Images

 
Ana Catarina Pires e Márcio Filipe Nunes Pires, irmãos de Leandro Pires, vítima de bullyng continuado na Escola Preparatória Luciano Cordeiro em Mirandela. No dia do suícido o Márcio foi atrás do seu irmão quando fugiu da escola para o parque de merendas de Mirandela onde sem poder impedir viu Leandro despir-se e a atirar-se de costas ao rio.
 
Bullying in Mirandela by nelson d'aires - Images | [kameraphoto]

11 março 2010

Curso de treinadores de Futsal - Nivel II

A AFL realiza a partir de amanhã o IV curso de treinadores futsal - Nivel II.

A lista de candidatos aceites já foi divulgada e tem alguns nome conhecidos e alguns famosos

Boa sorte a todos

A epidemia

A OBESIDADE infantil representa hoje uma das doenças mais frequentemente encontradas nas consultas de Pediatria. São já mais de 30% as crianças, entre os 5 e os 10 anos, que apresentam um índice de massa corporal elevado, o que levou a Organização Mundial de Saúde a considerá-la como a grande epidemia do século XXI.

Se é verdade que a obesidade pode trazer consigo alguns problemas ainda na idade pediátrica, inclusive do foro psicológico, a maior parte das complicações surgem mais tarde na vida, quando a criança obesa se transforma num adulto obeso. Hipertensão arterial, diabetes, acidentes cardiovasculares, alterações hormonais e mesmo alguns tipos de cancro, ocorrem com maior frequência na população obesa em relação à população em geral.

A promoção de estilos de vida saudáveis é a arma fundamental no combate a esta doença. A solução não é simples e envolve a actuação em diferentes frentes, incluindo a promoção de uma alimentação saudável e o estímulo à actividade física, para combater o lazer sedentário, que já é a forma preferida de ocupação dos tempos livres de mais de 70% dos jovens portugueses. Mas nenhuma destas intervenções terá sucesso se os pais não a incorporarem como sua. Nenhuma criança vai alterar os seus hábitos alimentares ou desportivos se os seus pais não a acompanharem. "Faz o que eu digo e não faças o que eu faço", como em muitas outras situações na vida, também aqui não dá resultados. Os pais não se podem esquecer que são o modelo preferencial dos seus filhos e que estes aprendem muito mais pelo que vêem do que pelo que lhes é dito. A intervenção, a ser feita, é para todos e com o envolvimento de todos.

por Paulo Oom para Jornal i

10 março 2010

Um conselho que salva vidas - Embrace Life

 anuncio sobre o uso do cinto de segurança, feito numa abordagem diferente da habitual.

Não se pretende chocar a audiência mas antes passar uma mensagem simples e eficaz. Pretende-se mostrar como uma simples decisão pode influenciar uma vida

"Quis criar uma metáfora que mostrasse como uma simples decisão na vida de uma pessoa pode influenciar a sua vida e a dos seus entes queridos”, explicou o realizador, que tem no currículo dois prémios de cinema britânico, os BAFTA, para curtas-metragens. 

 O impacto deste anuncio foi tal que até já existe um grupo no facebook criado por uma das pessoas que já viu o anuncio. Esperemos vê-lo em breve na televisão nacional.

09 março 2010

Obrigado Leões

O futsal dos mais novos in Record
 Foi com grande orgulho que recebi o convite do Record para falar sobre esta modalidade que tanto amamos e que tanto nos dedicamos de corpo e alma. Uma vez que, além de Treinador de Futsal, sou Professor de Educação Física, de alunos no escalão etário desde 10 - 16 anos, não poderia deixar de dar destaque ao "futsal dos mais novos".
Actualmente a agitação e o ritmo de vida com que nos deparamos diariamente leva-nos por vezes a uma necessidade de que o dia tenha mais meia dúzia de horas por dia, para que possamos fazer tudo aquilo a que nos propomos... Por outro lado somos também invadidos por uma vasta oferta de actividades de carácter fácil e mais cómodo (televisão, cinema, Play Station...). Isto tudo para reconhecer o grande mérito que cada vez mais possuem as pessoas que dirigem as colectividades com equipas de formação, muitas vezes em prejuízo da sua vida pessoal e sem fins lucrativos. Este reconhecimento é obviamente extensível aos treinadores, que por vezes assumem o papel não só de treinadores como também de pais, irmãos, amigos, "taxistas", professores etc.
A actividade física é cada vez mais imprescindível quer em termos de saúde, quer mesmo na perspectiva de formação dos nossos jovens, desviando-os de práticas menos correctas, favorecendo o espírito de grupo e de equipa, contribuindo para a aquisição de hábitos de higiene pessoal, e cumprimento de regras de disciplina.
É essencialmente ao nível da formação que queria destacar o papel fundamental do desporto, nomeadamente o futsal, no desenvolvimento social da criança e do jovem. Quando nos preocupamos com o futsal dos mais novos, não podemos ignorar as alterações das condições de vida, a escola, a família e a dificuldade que sentimos em organizar o tempo livre. "O futebol de rua" foi desaparecendo gradualmente, dando agora lugar às mais variadas actividades. Para que o nosso futsal continue a sua evolução e hegemonia, e que seja cada vez mais reconhecido relativamente às outras actividades é necessário que o serviço prestado pelos clubes seja cada vez melhor, que tenha cada vez mais qualidade. Para isso é imprescindível critério na selecção de "formadores/treinadores" capazes.
Por tudo o que foi referido é fácil reconhecer a enorme importância das Colectividades e das pessoas que formam e educam os nossos jovens, e que diariamente e sem qualquer contrapartida financeira se dedicam à causa...
Bem-haja a todas a colectividades e treinadores que formam e educam os "futsalistas do futuro".

NUNO DIAS*
*Licenciado em Educação Física (Prof. Colégio Dr. L. P. Costa) e Treinador de Futsal Nível 3 (Instituto D. João V)

Fonte: Jornal Record

Coach do Coach: Liderança e Formação

Num dos blogues que acompanho com atenção, li este post que acho bastante pertinente e que aqui reproduzo:

Liderança e Formação

Quase todos nós já passámos pela experiência de participar numa formação sobre comportamentos, processos ou atitudes relacionadas com o nosso local ou equipas de trabalho, gostar, superar as expectativas, alterar alguns pensamentos pré-concebidos, voltar para a nossa organização, e mais dia, menos dia, tudo voltar ao que era.

As formações podem ser um motivo de preocupação mesmo quando correm bem. Parece contraditório, mas não o é! A expectativa que se cria nos colaboradores pode catapultar para níveis superiores de exigência e a posterior constatação que a incapacidade de mudança por parte da organização para outros patamares dificilmente se concretizará.

Das primeiras vezes que tive oportunidade de participar enquanto formando em acções relacionadas com a mudança, coaching de equipas, liderança visionária e reconhecida, facilitação de processos, etc., ouvia com alguma frequência no efeito ‘foguete’. A formação corria bem, o formando apercebia-se das vantagens de alterar as suas atitudes e comportamentos, determinava-se em mudar, chegava à sua organização e dava de ‘caras’ com chefias que não estavam receptivos a tais comportamentos ou alterações na forma de trabalho. O efeito passa rapidamente e apenas brilha por momentos.

De uma forma transversal, e não querendo colocar qualquer culpa ‘apenas’ nas directorias ou chefias de algo, reconhecidamente, existe por vezes um tampão de boas intenções na mudança de processos, proactividade, empreendorismo por parte dos seus colaboradores. Se por um lado proporcionará mais ideias, mais-valia, possivelmente mais produtividade, o outro lado ‘obrigará’ a um acompanhamento por parte de quem chefia em termos de capacidade de inovação, liderança, descentralização e o lidar com a falta de confiança quando se observa que alguém pode acrescentar mais valor numa determinada área técnica.

O mercado e o sistema das organizações desportivas não são excepção e se retirarmos uma percentagem muito mínima, são muitos os exemplos de organizações (federações, clubes, associações, autarquias, institutos, etc.) em que quem lidera não possui pelo menos a capacidade de reconhecer quem pode melhorar, escolher experts nas áreas sem que isso signifique que o seu papel deixou de ter a importância que ele necessita, rodear-se de espírito crítico e inovador e não apenas de ‘yes man’. Algo assim facilitava e muito o aparecimento de mais e melhores projectos para alterar a actual situação que o sistema desportivo apresenta.

Falta uma visão, faltam valores, falta liderança, exige-se sem se criar condições para tal, formam-se técnicos (mal?) mas não se dão oportunidades para actuarem. Dia após dia (e apenas naquilo que vai aparecendo na imprensa desportiva) consegue-se coleccionar casos atrás de casos. Nas federações, associações, autarquias ou institutos vemos um agarrar ao lugar independentemente da estratégia que apresentam (?) ou dos seus objectivos relacionados com a organização. Como se costuma dizer ‘apenas somos uma mais-valia quando nos desprendemos do nosso ego’. Ficamos a aguardar. 


in  Coach do Coach

07 março 2010

19ª Jornada - Resultados

ESPECTACULAR é a palavra que define este jogo.

Na 1ª volta tínhamos sido derrotados por claros 5-1 e como tal sabíamos bem as dificuldades que iríamos ter pela frente. Talvez por isso entrámos demasiado receosos e nervosos não conseguindo impor o nosso jogo e o nosso ritmo.

O ACC, com excelente equipa e muito bem trabalhada, aproveitou bem esta fase do jogo e rapidamente se adiantou no marcador e sem grande esforço chega ao 0-2.

Nesta altura, e já sem nada a perder, a nossa equipa une-se em torno de um objectivo: Dar o nosso melhor.

Partimos então para um festival de golos falhados e jogadas fantásticas e, sem grande surpresa para quem estava no pavilhão, conseguimos obter o empate a 2 ainda na 1ª parte. Dois minutos depois do empate sofríamos o 3 golo contra a corrente do jogo.

Vamos para o intervalo com a certeza de uma boa exibição na primeira parte e com um resultado muito injusto, mas que premiava a finalização do adversário.

Na 2ª parte só deu Leões e mais uma vez falhamos demasiadas oportunidades. Jogávamos bem, dominávamos o jogo mas o empate tardava em aparecer. Foram 30 minutos de grande qualidade, entrega, garra, entre-ajuda e espírito de sacrifício...mas faltava a estrelinha...

Continuamos a tentar e finalmente, aos 31 minutos, aparece o merecido empate.

Queríamos deixar aqui os parabéns as 2 equipas pelo excelente jogo que fizeram e ao publico que foi extraordinário no apoio às equipas.

Uma ultima palavra para a minha equipa:

É extraordinário o que se consegue quando nos esforçamos, quando 12 conseguem actuar com 1;

Extraordinário o caminho que percorremos, com dificuldade e por vezes não da melhor forma, mas sempre com um sorriso na face;

Não seremos campeões deste campeonato desportivo mas somos seguramente campeões na humildade, da dedicação, no esforço e no empenho que colocamos em campo e fora dele.

As grandes obras são realizadas, não pela força, mas pela perseverança e determinação.

Lao Tsé

05 março 2010

19ª Jornada

No próximo domingo, 07 de Março de 2010, defrontamos o actual 2º classificado, o ACC.

Um jogo onde esperamos encontrar muitas dificuldades mas que tudo faremos para obter um resultado positivo.

O jogo será realizado as 15 Horas no nosso pavilhão.

Venha apoiar-nos.

Opinião - Jornal de Notícias

Quando um menino quer
 morrer aos 12 anos

Quando um menino quer morrer aos 12 anos

01h12m

Para a generalidade de nós, que não somos psicólogos, psiquiatras ou pedopsiquiatras, a notícia do suicídio de um rapaz de 12 anos suscita uma óbvia inquietação: o que leva um ser humano desta idade a recorrer a um acto tão definitivo, um acto que revela não só um supremo desprezo pela vida como uma perturbadora consciência da morte e dos seus efeitos? No fundo, como pode um menino de 12 anos pensar em morrer e não pensar em viver, não pensar só em ser menino? 

O que terá levado Leandro Pires, tenro aluno do sexto ano da Escola Luciano Cordeiro, em Mirandela, a sair do estabelecimento de ensino à hora do almoço, na companhia do irmão gémeo e de duas primas? O que terá levado Leandro Pires a descer de uma ponte até à margem do rio? O que terá levado Leandro Pires a tirar as roupas e confiar o destino aos caprichos da corrente do Tua? O que terá levado Leandro Pires a um tal estado de obstinação que nem mesmo o irmão gémeo conseguiu demovê-lo?
Há cerca de um ano, Leandro Pires, o Leandro Pires de 12 anos, este menino de 12 anos, esteve internado no hospital depois de ter sido agredido violentamente por colegas. E agredido violentamente por colegas significa ter sido pontapeado na cabeça. Não estamos, pois, perante um acesso de loucura momentâneo desses mesmos colegas, de acções isoladas. 

Havia um historial de violência psicológica e física protagonizado por aqueles que com ele partilhavam o espaço escolar. Os amigos sabiam que o Leandro era a vítima e sabiam quem eram os agressores. A escola tinha obrigação de saber. Para mais, quando há outros casos que lhe terão sido reportados. Educar não é só debitar programas curriculares. É também proteger, cuidar. Defender.

Não conheci o Leandro nem conheço os seus colegas. Mas não julgo ser preciso. Esta triste história vai tendo, infelizmente, paralelo em várias escolas por esse país fora. Casos de alunos que sofrem pressões de tal forma insuportáveis que têm dificuldade em dormir, ganham aversão ao ensino, vivem aprisionados numa caverna de medos, são obrigados a entregar o dinheiro ou o telemóvel aos pilantras mais velhos, que atacam dentro e fora dos muros da escola, quase sempre em grupo, como as hienas. 

Mas o caso do Leandro, podendo não ser exclusivo, deve tornar-se exemplar. Os vários estudos e opiniões já formados sobre o "bullying" (anglicismo que designa este tipo de violência) encontram na história deste rapaz a dimensão humana de um fenómeno tratado quase exclusivamente na esfera académica.
Depois disto, as escolas, os professores, os responsáveis políticos da área, os encarregados de educação não podem continuar a passar ao lado das evidências. O "bullying" ganhou um rosto. As escolas deviam criar ou reforçar as condições (e não estou a referir-me ao gabinete) que permitam aos alunos que são vítimas denunciar, de uma forma discreta, as sevícias de que são alvo. Porque, na maior parte dos casos, trata-se de alunos que reprimem as frustrações, que nem mesmo em casa conseguem desabafar. 

Mais: é imperioso que pais e educadores abandonem em definitivo a tese complacente e retrógrada que defende que este tipo de comportamentos faz parte do normal processo de crescimento de uma criança. Que levar uns amassos ajuda a criar defesas. Porque isso significa dizer que, no caso do Leandro e de outras potenciais vítimas, a culpa não é de ninguém. Pior: que a culpa é da sociedade. 

Esperemos, por isso, que o clássico inquérito já mandado instaurar pelo Ministério da Educação não vá pelo mesmo caminho. A culpa não pode ser da sociedade. A memória do Leandro não merece. 

in: Jornal de Noticias, 05-03-2010

04 março 2010

Para apreciar...

Bullying

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

retirado da Wikipédia

Mais uma vitima de bullying. Desta vez mortal....a 1ª.

Chamava-se Leandro Pires e tinha 12 anos.

Quanto tempo mais vamos fingir que nada se passa nas escolas dos nossos filhos? Quanto tempo mais vão os governantes deste país ignorar este problema? Terá que haver uma fatalidade na família dum "famoso"?

Leandro tinha 12 anos e foi agredido na escola. Família foi hospitalizada em estado de choque.

Leandro Filipe, de 12 anos, frequentava o 6º ano na Escola EB 2/3 Luciano Cordeiro, em Mirandela. Vítima de bullying, era frequentemente ameaçado e agredido por colegas mais velhos. Ontem, Leandro não aguentou mais. Saiu a chorar do estabelecimento de ensino, pelas 15h00, e nem o irmão gémeo nem os três primos, sensivelmente da mesma idade, o conseguiram travar. 'Não apanho mais, vou-me atirar ao rio', disse a criança, perante a incapacidade dos familiares que não o conseguiram demover.
Correio da Manha

Zélia dos Anjos de 73 anos ainda não acredita no desaparecimento do neto. "Ele para se atirar ao rio é porque estava desesperado. Aqueles malandros deram cabo dele, meu querido netinho", desabafa a mulher.
Diário de Noticias




02 março 2010

18 Jornada - Resultados

Nesta jornada a nossa equipa defrontou o ultimo classificado do campeonato. Sabíamos que apesar disso não iria ser um jogo fácil pois a equipa dos Escorpiões não iria facilitar a nossa tarefa.

Apesar do resultado ter sido favorável a nossa equipa (2-7) o jogo foi bastante equilibrado face a "descontracção" que tivemos. Prova disso é o resultado de 1-2 ao intervalo.

Na 2ª parte conseguimos melhorar a atitude e o empenho partindo para uma boa exibição.

Este ultimo jogo esteve bastante aquém das expectativas e longe das exibições que tivemos nos últimos 2 jogos.

Como sempre os nossos apoiantes disseram presente em mais uma jornada. A eles o nosso OBRIGADO

Apture