27 outubro 2009

Trabalho de equipa

O futsal é um desporto colectivo.


Penso que ninguém tem duvidas sobre esta afirmação, mas será mesmo?
Quantos de nós tem atletas que por terem uma capacidade técnica acima da média gostam de exibir o seu potencial? Quantos de nós tentamos explicar que como desporto colectivo o futsal é para ser jogado em equipa. Ainda este fim de semana a minha equipa "sofreu" com este problema e tenho tentado trabalhar o mesmo de diferentes maneiras. Nada como uma imagem (ou várias) para se perceber o que é o trabalho em equipa.

O filme seguinte é exemplo de um extraordinário trabalho de equipa durante um evento realizado pela Oprah. Para além do trabalho de equipa reparem na satisfação que o mesmo proporciona a todos quantos estão envolvidos (reparem no sorriso na cara das pessoas)






Já repararam que nos primeiros 50 segundos do filme em que a senhora dança sozinha pensam que ela está maluca??? porque será?

26 outubro 2009

3ª Jornada - Resultados

Liberdade AC 3-4 Valejas

Quinta Lombos 3-2 Shotokai Queluz   

Núcleo Sintra 1-9 ACO

Presa Casal Rato 3-5 ACC

Sassoeiros 10-0 Escorpiões

Portela 1-6 ACD Brandoa

Leões Porto Salvo 3 - 3 AMSAC

Mais uma vez a formação

Volto hoje ao topico da formação, no final de contas, o tema a que todos os treinadores dos escalões abaixo de seniores se deveriam dedicar.

A verdade é que por várias razões não o podemos fazer. Essas razões vão desde o numero de atletas disponiveis semana após semana, limitações financeiras dos clubes, pouco apoio por parte das direcções dos clubes, etc.

A verdade é que também as instituições com responsabilidades nesta matéria nada fazem para melhorar a dita FORMAÇÃO. Instituições como a AFL, FPF, os chamados grandes clubes e até os meios de comunicação social são exemplos da passividade com que se encara esta problemática.
As primeiras por nada fazerem para proteger os clubes que realmente formam jogadores e a comunicação social e a opinião publica em geral por dar mais importancia a jogadores que se destacam pela sua qualidade individual do que ao colectivo. Se em seniores não é importante de certeza que nos escalões de formação o colectivo deve sempre estar a frente do individual.

O video em baixo é exemplo do que se aborda aqui. É verdade que é bonito de se ver e que arranca alguns sorrisos, mas até que ponto é importante ou até mesmo util na FORMAÇÃO de um atleta? E lembrem-se que a formação deveria ser mais do que apenas ensinar a jogar a bola .....


3ª Jornada - Resultado

A nossa equipa empatou ontem com a AMSAC a 3 bolas.

Num jogo muito equilibrado e onde existiu indefinição do resultado até ao apito final.

Neste jogo não podemos ficar satisfeitos com o empate pois 2 dos 3 golos do adversário aconteceram por erros defensivos que não podem acontecer numa equipa com ambições mais altas do que apenas realizar um campeonato mediano.

Uma palavra para o Luis Marques que realizou o seu primeiro jogo pela nossa equipa e foi sem duvida o melhor elemento em campo durante toda a partida. Um verdadeiro exemplo de trabalho, dedicação e sacrificio pela equipa. PARABENS Luis.

Uma vez mais o meu obrigado a quem nos tem apoiado durante os jogos já realizados.

23 outubro 2009

3ª Jornada

Realiza-se no próximo domingo, dia 25 de Outubro de 2009, ás 16:30 o jogo referente à 3ª jornada do campeonato.

Nesta jornada a nossa equipa irá defrontar a equipa da AMSAC.

Venha apoiar a nossa equipa.

20 outubro 2009

Pensamentos...

Sejam quais forem os resultados com êxito ou não,

o importante é que no final cada um possa dizer:

"fiz o melhor que pude"


Louis Pasteur

18 outubro 2009

Resultados completos da 2ª jornada

Leões Porto Salvo 2 - 1    Quinta Lombos

AMSAC 3 - 1 AM Portela  

ABCD Brandoa 5 - 7 Sassoeiros

Escorpiões 0 - 1 Presa C.Rato

Académico Ciências 4 - 1 Núcleo Sintra

ACO 5 - 2 Liberdade AC

Resultado 2ª jornada

A nossa equipa recebeu este domingo a equipa da Quinta dos Lombos.

Para este jogo apenas dispunhamos de 8 jogadores e 2 deles continuam lesionados.

A resposta dos atletas foi mais uma vez  EXTRAORDINÁRIA. Uma entrega total e um espirito lutador do 1º ao ultimo minuto. Para se ter a noção do esforço destes atletas basta dizer que houve 4 jogadores que jogaram o tempo total da partida, enquanto que o nosso adversário tinha os 12 atletas a sua disposição.

Este resumo poderá e deverá ser igual ao que fiz a semana passada pois apenas o local e o adversário mudaram. Tudo o resto foi igual e ainda bem pois, como já referi, a entrega dos atletas foi total, o apoio do publico fez-se sentir e o arbitro tambem fez uma exibição segura. Se errou....talvez mas qual de nós também não o faz?

Marcadores:

Gonçalo - 1
César - 1

16 outubro 2009

2ª Jornada

Realiza-se no próximo domingo, dia 18 de Outubro de 2009, ás 16:30 o jogo referente à 2ª jornada do campeonato.

Nesta jornada a nossa equipa irá defrontar a equipa da Quinta dos Lombos.

Venha apoiar a nossa equipa.

15 outubro 2009

Entrega da Taça e das medalhas de Campeões Distritais de Infantis 2008/09

Vai decorrer no Próximo domingo,18 Outubro e no jogo de Apresentação da equipa 2009/2010 a entrega da taça e das medalhas dos Campeões Distritais de Infantis 2008/2009.

Informa-se todos os atletas para estarem presentes no Pavilhão pelas 14.30 horas.

Os jogadores convocados são os seguintes: Guilherme Sampaio, Ricardo Patrício, Filipe Santos, Emanuel Carreira, João Mouta, Dorin Isac, Guilherme Fantinato, André Félix, Fábio Ferreira, Bernardo Ferreira, Ezequiel Reis, Alexandro Azevedo, Vitor Ferreira, Marcelo Correia, Tomás Reis, e Gerson Rebelo.
E os seguintes treinadores: João Gonçalves, Paulo Costa, Tiago Rodrigues e Hélder Basílio.

Esperamos por todos para uma justa homenagem a todos que trabalharam para conseguir atingir o objectivo da conquista do campeonato.

in: http://lpsfutsaljovem.blogspot.com/

Pensamentos

O principal objectivo da educação/formação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e NÃO simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.

Jean Piaget

Formação - Comentário de um visitante

 Este foi um comentário feito ao post de ontem onde eu abordava o tema da formação dos atletas e que mereceu um comentário, que desde já agradeço,  e que decidi reproduzir como novo post por achar que é muito relevante para todos nós e merece uma reflexão profunda.

Formação.

Tanto tenho ouvido e visto in-loco, debater a Formação no Futebol. É um tema aberto. Já escrevi sobre o mesmo noutros Blogues, sempre apoiando a minha narrativa com exemplos feitos a partir de pesquisas efectuadas por técnicos especializados ou outros com enquadramento na moldura supra, sendo a minha participação e interesse nesta matéria na observância que faço enquanto adepto e um "aficionado" desta modalidade.

É um conceito como referi e repito com substancia, logo não se pode nunca dar como encerrado.

E aproveito para acrescentar um editorial escrito no Global noticias pelo seu Director Sr Silva Pires, hoje 14 de Outubro de 2009 dia em que a nossa selecção Nacional garantiu o lugar no Play-Off com vista a carimbar o passaporte para o Mundial 2010 na África do Sul.

Sendo o seu treinador o Professor Carlos Queiroz, Homem com provas dadas no trabalho efectuado nas camadas jovens, tendo no seu curriculum para além de títulos europeus a conquista de dois Mundiais. Figura que potencia opiniões dispares, reforçava nada consensuais, e só por isso funciona como mola impulsionadora à discussão sustentada e responsável sobre Futebol.

"Nova realidade no futebol jovem"

"Os portugueses andaram muito tempo habituados à ideia de que tínhamos uma magnífica escola de futebol. Deslumbrados com os sucessos da produção de craques e com o reconhecimento internacional da nossa selecção, deixaram de prestar atenção ao que se passa onde tudo começa.
Ora, a verdade é que as selecções jovens deixaram de conseguir acesso aos grandes palcos e a fragilidade dos seus resultados nada de bom prenuncia. E se tudo continuar assim, corremos o risco de só chegarmos ao mundial se convencermos a FIFA da validade da candidatura ibérica...
Agora que até temos tanta academia, não conseguimos formar selecções jovens com capacidade de afirmação? O que se passa?"

Repito, tema com uma abrangência vasta. Mas não estará aqui nesta preocupação colocada pelo autor deste post uma das respostas possíveis à pergunta colocada neste editorial pelo seu director. - "O que se passa?"

Um abraço,

Manel

14 outubro 2009

Formação

Muitos clubes apesar de terem escalões de formação não praticam realmente formação. Muitos treinadores estão dependentes dos resultados seja por parte desses mesmos clubes seja por uma questão de orgulho pessoal. A dita formação existe apenas no papel e por vezes nem aí.


A preocupação com a formação desportiva dos atletas devia de contribuir para a formação dos jogadores enquanto Homens ou Mulheres do futuro.

Muitas vezes os treinadores são olhados com admiração e com respeito por parte dos seus atletas e as atitudes que muitas vezes vemos nos campos não dignifica em nada esses mesmos treinadores.

Quantos de nós, ou os clubes que representamos, dedicam tempo a ensinar os atletas materias além do desporto ? Quantos se preocupam com as suas notas escolares? Quantos se preocupam com o seu enquadramento familiar ? Quantos se preocupam com a higiene dos atletas? Ou quantos se preocupam em saber se o atleta tem o que comer em casa?

Parte de nós a obrigação de FORMAR os atletas em todas as suas vertentes, sejam elas desportivas, culturais, educacionais ou outras. Os nossos atletas muitas vezes copiam o que fazemos.

12 outubro 2009

Pensamentos...

A alegria do triunfo jamais existiria se não existisse a luta.

Resultados da 1ª Jornada

Quinta dos Lombos 4 - 2 Valejas

Presa Casal do Rato 2 - 3 ABCD Brandoa

Núcleo Sintra 2 - 3 Escorpiões

Shotokai 2 - 1 Atletico de Odivelas

CFSassoeiros 7 - 1 AMSAC

AMPortela 0 - 4 LPSalvo 

Liberdade AC 4 - ACC 7

Resultados 1ª Jornada

A nossa equipa deslocou-se ao pavilhão da Escola Secundária da Portela para defrontar a equipa local.

Era importante vencer este jogo não só para motivar a equipa como também por ser o 1º jogo do campeonato.

Para este jogo apenas dispunhamos de 7 jogadores e 2 deles encontrava-se ligeiramente tocado pelo que as espectativas eram muitas para ver se conseguiriamos atingir o primeiro objectivo.

A resposta dos atletas foi EXTRAORDINÁRIA. Uma entrega total e um espirito lutador do 1º ao ultimo minuto. Para se ter a noção do esforço destes atletas basta dizer que houve 4 jogadores que jogaram o tempo total da partida, enquanto que o nosso adversário tinha os 12 atletas a sua disposição.

Mais uma vez também os nossos apoiantes marcaram presença. Estão ainda pouco barulhentos durante o jogo mas o seu apoio incondicional é factor importante na estabilidade no grupo.

Uma palavra também para a equipa adversária que nunca baixou os braços e tentou sempre lutar por um resultado melhor.

Também o árbitro contribui para o espetáculo e fez uma arbitragem muito boa, tentando sempre corrigir os atletas quando era necessário em vez de os punir indiscriminadamente como infelismente muitas vezes observamos. Um verdadeiro exemplo de formação na arbitragem.

Marcadores:

Gonçalo - 3
Fabio - 1

09 outubro 2009

Pensamentos...

“Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos.”  

Lao-Tsé

Inicio Campeonato

A nossa equipa defronta no proximo domingo, dia 11 de Outubro de 2009, a equipa do Portela num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato.

Apesar de todas as dificuldades que a equipa tem enfrentado estamos confiantes num resultado positivo para a nossa equipa.

O jogo realiza-se no Pavilhão da Escola Secundária da Portela, ás 15 Horas.

Venha apoiar a nossa equipa

04 outubro 2009

Resultados Torneio

A nossa equipa ficou no 2º lugar no torneio organizado pela AMA Zona Sul.

Tendo vencido na meia final a equipa do Atibá, a nossa equipa defrontou na final a equipa da casa.

Num jogo onde onde o poderio fisico adversário foi determinanate a nossa equipa perdeu por 2-1

Queria deixar aqui um agardecimento aos pais por mais um fim de semana de apoio constante a nossa equipa.

Apture